TRAGÉDIA: Incêndio criminoso em estúdio de animação deixa 33 mortos no Japão

KYOTO, Japão — 33 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um incêndio aparentemente criminoso em um estúdio de animação na cidade de Kyoto, no Japão , nesta quinta-feira. Pouco antes das chamas começarem, um homem foi visto derramando gasolina ao redor do edifício gritando: “Morram.”

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe , chamou o incêndio — o mais recente de uma série de violentos crimes em um dos países mais seguros do mundo — “terrível demais para palavras” e ofereceu suas condolências às vítimas.

Segundo a mídia, um homem de 41 anos foi preso no local e admitiu ter iniciado o incêndio. O suspeito foi transportado para um hospital da região e ainda não foi interrogado pela polícia.

Até o momento, 13 mortes foram confirmadas e outras 10 pessoas não apresentavam sinais vitais quando foram resgatadas — termo geralmente utilizado no país para mortes que ainda não foram oficialmente confirmadas. Das 36 pessoas que ficaram feridas, 10 estão em estado grave, informou um bombeiro.

Testemunhas ouvidas pela BBC descreveram uma grande explosão seguida por muitas chamas que, rapidamente, tomaram todos os três andares do prédio. Cerca de 70 pessoas estavam no local quando o incêndio começou. As autoridades japonesas acreditam que não há desaparecidos.

De acordo com a imprensa japonesa, o suspeito não é um ex-empregado da firma e não tem quaisquer vínculos evidentes com o estúdio de animação.

Série de crimes

Fundado em 1981, o estúdio de animação Kyoto Animation Co produz animações japonesas — ou animes — populares, como a série “Hibike! Euphonium”, “K-ON!” e “A Melancolia de Haruhi Suzumiya”. Lançado em 2016, seu filme “A Forma da Voz”, sobre suicídio infantil, foi aclamado pela crítica. Um outro longa, “Free! Road to the World — The Dream” tem previsão de lançamento para este ano.

— É um dos melhores e maiores estúdios de animação do Japão e, com essa perda de vidas, muitas das melhores mãos em animação da nação provavelmente foram perdidas — disse Yuichi Maeda, crítico de cinema. — Será um grande golpe para a indústria de animação.

No Twitter, internautas postaram imagens de animes do estúdio com a hashtag “#PrayForKyoani, um dos principais trend topics desta manhã de quinta-feira.

Crimes violentos são relativamente raros no Japão, mas incidentes recentes têm chocado o país. Há menos de dois meses, um homem esfaqueou um grupo de crianças que ia para a escola em um ponto de ônibus na cidade de Kawasaki, ao sul de Tóquio, matando uma menina e um pai que acompanhava a turma.

Em 2016, um homem armado com uma faca invadiu uma casa para pessoas com deficiência em uma cidade pequena perto da capital japonesa, matando 19 pacientes.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário