Servidores de Apicum-Açu voltam às ruas para protestar contra salários atrasados

APICUM-AÇU – Com os salários de novembro atrasados, centenas de servidores de Apicum-Açu a 306 km da capital São Luís, realizaram nesta quinta-feira (12), o terceiro dia de protesto contra a gestão municipal. Eles cobram a regularização do pagamento dos salários dos servidores do município, que só será depositado segundo comunicado enviado pela própria prefeitura à presidência do sindicato que representa a categoria, em 30 de dezembro, porém, os servidores desconfiam da manobra, segundo eles, nessa data os Bancos estão fechados conforme acontece anualmente, e se isso se confirmar, na prática os servidores só receberiam seus salários em janeiro de 2020.

O ponto alto da manifestação foi na frente da prefeitura, onde centenas de servidores se juntaram para reivindicar seus salários e pedi uma explicação ao prefeito Cláudio Cunha. Os servidores acusam o prefeito de “abandonar a cidade e se instalar no vizinho município de Serrano do Maranhão”, onde junto com a oposição, tenta viabilizar o nome de sua esposa, Val Cunha, na disputa pelas eleições em 2020.

Durante a manifestação, os servidores receberam apoio da população do município, que em carreata ajudam na mobilização dos funcionários, os vereadores de oposição também tem cobrado o pagamento dos servidores, entre eles, está a vereadora Girle, segundo a parlamentar, a situação vivida pelos servidores é antes de mais nada um crime, “deixar centenas de famílias a mingua, trabalhando ser receber sua contra partida pelos serviços prestados é no mínimo desumano, estamos no período natalino, as pessoas aproveitam esse momento para reunir os familiares, fazer suas ceias, será que o prefeito vai se sentir bem na noite de Natal, quando desfrutará do bom e do melhor, enquanto muitos servidores não terão nada pra comer”, desabafou a vereadora ao ICURURUPU.

O clima no município está tenso, e os servidores garantem que não vão parar até que seus salários sejam devidamente pagos. O problema é que o prefeito afirma que só será possível a regularização do pagamento dos servidores quando “houver disponibilidade financeira”.

Levantamento do ICURURUPU, com base no Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação do Banco do Brasil, somente a título de repasses das parcelas das receitas federais arrecadadas pela União e repassada ao município de Apicum-Açu nos últimos sessenta dias, supera a cifra de sete milhões de reais, o valor já descontados os encargos somam R$ 7.747.315,53.

Recentemente a oposição tentou por duas vezes colocar em votação um requerimento que pede a criação de uma comissão de investigação e processante (CIP), com objetivo de apurar as supostas irregularidades do prefeito Cláudio Luís Lima Cunha, porém não conseguiram, pois os vereadores da base do prefeito atuaram para esvaziar o legislativo municipal e não deram quórum para análise do requerimento.

O requerimento se baseia em cinco Ação Civil Pública instaurada pelo Ministério Público do Maranhão, no bojo dos quais foram constatadas inúmeras irregularidades a serem apuradas em procedimentos específicos por lei, gerando um prejuízo, segundo MPMA ao erário Municipal no importe de R$ 4.149.262,31 (quatro milhões, cento e quarenta nove mil, duzentos e dois reais e trinta e um centavos), valores totais dos supostos prejuízos ao erário Municipal das cinco Ações Civil Pública.

 

 

 

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário