Apicum-Açu inicia vacinação contra a Covid-19 aos profissionais da saúde

A aplicação das primeiras 70 doses que chegaram na tarde da última terça-feira, 19, contemplam trabalhadores da saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e idosos. A vacinação ocorrerá por etapas, de acordo com os grupos prioritários e com a disponibilidade do imunizante recebido pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

Nessa primeira etapa o município recebeu 70 doses, as quais serão destinadas prioritariamente aos profissionais da saúde os quais estejam na linha de frente do combate a doença no município, todos lotados no hospital Sebastiana Fonseca Costa. A primeira pessoa a se vacinar no município foi a técnica de enfermagem Irene de Jesus Macedo, o ato aconteceu na tarde da última quarta-feira (20).

O ato foi simbólico, e contou com a presença do prefeito Zequinha Ribeiro, da primeira dama do município, entre outras autoridades, todos queriam acompanhar esse momento de fortes emoções, afinal, estamos diante de uma doença que já matou milhares de pessoas, e que finalmente teremos a possibilidade de neutralizá-la com as vacinas disponíveis.

O prefeito Zequinha Ribeiro comemorou a chegada da vacina. “Com ela, veio a esperança e a certeza que estamos prestes a conviver sem este mal. Agradeço ao presidente Bolsonaro, ao Governador Flavio Dino, aos nossos servidores da saúde e todos os envolvidos neste processo. Estamos extremamente felizes em estar iniciando a vacinação em Apicum-Açu”, disse o prefeito.

Emocionado, o prefeito lembrou ainda que recentemente perdeu um parente vítima da Covid-19, e que está diante da vacina é uma possibilidade real de não mais conviver com tantas mortes de pessoas queridas.

Oslaina Silva Santos, responsável pela imunização no município esclareceu que todos serão imunizados. “Na primeira fase iremos vacinar todos os servidores da saúde, mas como as doses chegarão fracionadas, aplicaremos gradativamente. Nesse primeiro momento, apenas os da linha de frente serão contemplados, mas todos da saúde serão imunizados, assim como toda a população, posteriormente” – afirmou.

A aplicação dessa primeira etapa será feita na própria instituição de saúde, e para evitar aglomeração, todos os cuidados serãos tomados. Os profissionais da linha de frente vacinarão obedecendo os critérios estabelecidos no plano de vacinação.

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário