Desenvolvimento do turismo é tema de reunião em Cururupu

Secretários, coordenadores municipais, agentes de desenvolvimento e líderes da região do litoral ocidental maranhense, ligados ao segmento do turismo de 9 municípios da região, estiveram reunidos nesta última sexta-feira (28), na cidade de Cururupu, a reunião foi promovida através da Instância de Governança do Turismo no Polo Floresta dos Guarás, que além de tratar da eleição de sua nova diretoria, tratou do desenvolvimento do turismo da região, envolvendo todos os municípios que compõe o Pólo da Floresta dos Guarás.

Considerado um Pólo ecoturístico por excelência, a Floresta dos Guarás envolve praticamente todos os municípios da região. Seu nome deve-se à bela ave de plumagem vermelha, comum na região.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, o refeito de Cedral, Fernando Cuba, o presidente da ADERE, José Francisco Pestana, o vice – prefeito de Cururupu, Gustavo Pestana e o vice – Prefeito de Bequimão, Sidney Nogueira ( Magal). Assim como Secretários, Coordenadores e assessores da pasta representando seus municípios.

Todas as autoridades presentes reasseguraram seus compromissos de cuidar, desenvolver e integrar o Turismo de forma coletiva e unificada.

Atualmente a Instância de Governança do Turismo no Polo Floresta dos Guarás, juntamente com os municípios da região, trabalham para garantir a infra-estrutura necessária ao desenvolvimento do turismo na região. O lugar, que conta com incríveis atrativos naturais e culturais, destaca-se como um santuário ecológico, formado por baías e estuários onde os rios deságuam em meio a manguezais. Fauna e flora abundantes, florestas, praias desertas e ilhas poderão, em breve, ser visitadas com segurança e tranquilidade.

A expectativa é que com a iniciativa a sociedade estimule-se a participar das definições, implantações e acompanhamentos de políticas públicas voltados para o turismo, já que para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, as cidades terão que participar obrigatoriamente de instâncias de governança regional, além de possuir conselhos municipais de turismo ativos, entre outras exigências.

Entre os maiores atrativos turísticos deste Pólo, está a Ilha dos Lençóis, em Cururupu. Inteiramente formada de areia, apresenta cenários deslumbrantes; e uma lenda, a do Touro Encantado, torna tudo ainda mais enigmático e sedutor. Segundo a crença popular, o Rei de Portugal Dom Sebastião, que desapareceu na luta popular contra os mouros, vive ali na forma de um touro encantado.

OUTROS ATRATIVOS

Praias de Caçacueira, São Lucas e Mangunça; Parcel de Manuel Luís, um bancode corais ao alcance apenas de mergulhadores profissionais; estaleiros, onde os mestres constroem embarcações típicas do Maranhão, inteiramente artesanais; pássaros como guarás, garças, colhereiros e marrecos.

Com a eleição, ficou assim definida a nova diretoria da Instância de Governança do Turismo no Polo Floresta dos Guarás: presidente, Antonio Marcos, do município de Guimarães; vice-presidente; Alzenira Pestana, do município de Cururupu e ex-presidenta; secretária executiva; Luciele Andrade, do município de Guimarães; coordenação do Comitê de representação da Iniciativa Privada, Raquel Freitas, do município de Cururupu; coordenação dos Conselhos de Turismo, Denis Ribeiro, do município de Mirinzal; coordenação do Comitê do Cadastur, Irajane Ribeiro, município de Cururupu; coordenação do Comitê da Sociedade Civil Organizada, Rodrigo Martins, do município de Bequimão.

A criação da Instância de Governança é mais uma ação planejada e executada com apoio dos líderes do programa Lider – Litoral Ocidental, executado pelo Sebrae Maranhão na região, considerando que em todo o processo que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a implementação de Planos Estratégicos de Desenvolvimento do Turismo Regional, é necessário que exista uma organização, que se encarregue da coordenação, acompanhamento e gestão da região turística.

POTENCIAL ECONÔMICO

Com grande potencial econômico e ambiental, a Floresta dos Guarás é considerada uma região com capacidade produtiva ainda pouco explorada. A região tem como principais atividades econômicas a pesca e a agricultura, que tem quase toda a produção comercializada na própria microrregião. Por isso, o turismo apresenta-se como uma das alternativas mais viáveis para o desenvolvimento econômico, já que a região possui inúmeros atrativos culturais, naturais, históricos e religiosos.

A preparação do empresariado da região é crucial para possibilitar, com planejamento e acompanhamento, ações que irão contribuir para o desenvolvimento da cadeia do turismo da região da Floresta dos Guarás.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário