Cururupu não realiza dia “D” de vacinação contra gripe neste sábado (4)

CURURUPU – Moradores do município de Cururupu interessados em participar do Dia D de Vacinação contra Influenza tiveram uma grande surpresa, pois ao contrário dos demais municípios do Estado, Cururupu simplesmente não realizou a campanha e deixou milhares de pessoas sem vacinar neste sábado (4). A campanha teve início em todo Estado às 8h e durou até às 17h.

Crianças e gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais idade, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais, bem como adolescentes e jovens com idades entre 12 e 21 anos em medida socioeducativa, presos e profissionais da Segurança Pública deixaram de vacinar neste sábado (4), em Cururupu.

O Blog do Minard entrou em contato com uma funcionária do município identificada pelo nome Raquel que segundo a reportagem do Blog do Minard estaria respondendo pela secretaria de saúde da cidade, muito nervosa, teria pedido que ligasse para a assessoria de comunicação do município, a reportagem afirma que realizou o contato porém sem êxito, pois o assessor não teria atendido as ligações. Em seguida teria havido um contato com a própria prefeita, professora Rosinha, que teria pedido para retornar o contato posteriormente, pois a prefeita afirmou que iria saber o que estava acontecendo, dando a entender que não sabia que não havia a realização do dia D de vacinação no município.

Após alguns minutos o titular do Blog do Minard teria retornado o contato quando a prefeita teria confirmado a situação, ou seja, o município não teria realizado a campanha do dia “D” de vacinação, a prefeita teria dado como justificativa o fato do município já ter feito antecipadamente a campanha antes de todos os municípios do Brasil e que a cidade já teria cumprido com todas as metas exigidas pelo Ministério da Saúde. Mas o Blog destaca que teria ido atrás de mais informações e para a infelicidade da população do município, descobriu que nem de longe as metas de vacinação do município teria sido cumprido.

Vale esclarecer que a vacinação dura até 31 de maio e visa reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes de infecções provocadas pelo vírus da influenza. A imunização é uma das medidas mais efetivas para prevenção da gripe grave e suas complicações.

DIA D DE VACINAÇÃO

O Ministério da Saúde anunciou que 41,8 mil pontos de vacinação estarão abertos e 196,5 mil funcionários serão envolvidos. A campanha ainda inclui 21,5 mil veículos terrestres e fluviais, que levam as vacinas contra o vírus influenza a locais de difícil acesso para a população. Neste sábado, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em evento do “Dia D” da imunização contra a doença, defendeu que as pessoas se vacinem: “As gerações mais novas não sabem o drama do que é uma sequela de pólio, uma cegueira do sarampo, uma encefalite da caxumba e às vezes arrisca. Escuta fake news e acha que a vacina tem alguma… Não, a ciência está aí pra nos ajudar”.

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Graça Lírio, convocou os grupos prioritários para vacinação contra gripe. “O Dia D é quando intensificamos a vacina contra a gripe em todo o Maranhão. O Governo do Estado já disponibilizou vacinas e insumos para todos os 217 municípios, por isso contamos com o apoio e a participação dos gestores.  A meta para este ano é de 90%. Convidamos a população para que não deixe passar esta oportunidade, tanto para tomar a dose da vacina contra a gripe, como também para colocar em dia o cartão de vacina no posto mais próximo”, destacou Graça Lírio.

Para a chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, Maria Helena Almeida, o engajamento dos municípios é fundamental para o Maranhão atingir a meta de cobertura vacinal contra gripe. “Na semana passada, nós realizamos o monitoramento em oito Unidades Regionais de Saúde. Na oportunidade, reforçamos junto aos gestores que seja dada ênfase na divulgação para que o Maranhão alcance, assim como no ano passado, a meta de 90% da população vacinada para 2019”, disse.

Monitoramento 

Entre os dias 22 a 26 deste mês, técnicos da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES realizaram ,in loco, o apoio técnico e monitoramento da cobertura vacinal nas Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Pedreiras, Rosário, Viana, Zé Doca e Codó.

Campanha nacional

Até sexta-feira, 14,5 milhões de pessoas haviam sido vacinadas no Brasil. Mesmo quem não conseguir se vacinar neste sábado pode comparecer aos postos até 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário, de cerca de 59,5 milhões de pessoas.O ministério investiu R$ 968,9 milhões na aquisição de 64 milhões de doses de vacina neste ano.

 


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário