Serrano do Maranhão participou do “17° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação” na Bahia

MATA DE SÃO JOÃO (BA) – O secretário municipal de educação de Serrano do Maranhão, Carlos Pinheiro, através da secretaria municipal de educação do município, participou da 17ª edição do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que aconteceu entre os dias 13 e 16 de agosto. O evento foi realizado em Mata de São João, na Costa do Sauípe (BA), e contou com a presença de representantes educacionais de diversos estados e municípios, mais de 1.500 pessoas estiveram presentes no evento. O tema desta edição foi: Qualidade da Educação: Financiamento, Gestão e Aprendizagem.

A solenidade de abertura contou com a presença de várias autoridades, que fizerem discursos brilhantes e apontaram novos rumos para o cenário educacional do país. O Governador da Bahia, Rui Costa (PT), emocionou a todos os presentes. Falou de maneira simples e objetiva sobre a educação do seu estado. De forma descontraída, elegante e diplomática, posou para fotos com os participantes.

A partir do tema “Qualidade da Educação: Financiamento, Gestão e Aprendizagem”, foram realizadas conferências, mesas-redondas, minicursos e visitas às salas de atendimento governamental com o objetivo de debater estes e outros assuntos ligados ao tripé que sustenta a educação pública brasileira, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME),  convidou dirigentes municipais de educação do Brasil inteiro para participarem do importante fórum nacional, e contou com a presença dos dirigentes municipais de educação de diversas localidade, entre as quais, o município de Serrano do Maranhão.

Carlos Pinheiros e os secretários municipais de educação de Mirinzal, Central e Bacuri presentes no Fórum Nacional da UNDIME

Ao longo dos quatro dias de programação, o evento mobilizou cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir assuntos como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da Educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos Municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à Educação e minicursos do Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar.

Realizado em um período de intensas discussões no que diz respeito ao financiamento da Educação, mais especificamente ao Fundeb, cujo prazo de vigência se encerra em 2020, o 17°FÓRUM NACIONAL da UNDIME foi o momento determinante na formação de gestores, tecnicos e educadores, pois tradicionalmente consiste em um espaço democrático de debate sobre os cenários postos para a Educação.

Organizada em Conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas, a17• edição do Fórum Nacional também proporcionou visitas dos participantes às salas de atendimento governamental (FNDE, Inep, SEB, Semesp, Sealf, Capes), aos estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da UNDIME (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, Unicef e Uncme) e estandes de empresas credenciadas.

Na condição de Presidente do Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE DOS GUARÁS), e acompanhado de colegas secretários integrantes do ADE, Carlos Pinheiro cumpriu agenda com a representante da Universidade de Votuporanga, a ex presidente da UNDIME de São Paulo e Especialista em Educação Marialba Carneiro para tratar de uma parceria dentro do Regime de Colaboração intermunicipal em Educação entre a Universidade e o ADE.

O secretário destacou a importância do município de Serrano participar do evento. “O Fórum é um espaço para debates, discussões e minicursos. Além de uma fonte de aprendizado sobre as novas políticas públicas do MEC e FUNDEB para gestão da educação”, destacou o secretário ao ICURURUPU.

Representantes do ADE DOS GUARÁS no Fórum Nacional da UNDIME.

O prefeito Maguila de Serrano do Maranhão deu todo o suporte para que o secretário tivesse condições de participar desse encontro tão importante e necessário, para que se possa vislumbrar um futuro promissor para a educação do município. ” Ainda temos muito trabalho pela frente, não está sendo fácil fazer educação de qualidade nos municípios, em especial naqueles de menor capacidade financeira, como é o nosso caso, mais não podemos nos eximir de nossas responsabilidades, menos ainda, podemos deixar de participar de evento dessa natureza, é importante pro aprimoramento das políticas de educação do nosso município” destacou o prefeito Maguila de Serrano do Maranhão.

Carlos Pinheiro destacou ainda que, de pronto foi estabelecida na área da Educação Infantil experiência exitosa na Universidade, disse ainda que no ADE do Maranhão deverá acontecer até o final de outubro uma oficina nessa área para os professores dos nove Municípios integrantes. Para finalizar o secretário disse que foi um momento de grande aprendizagem do ponto de vista pessoal que renderá frutos positivos para a Educação de Serrano do Maranhão, e fez questão de afirmar que tudo isso só foi possível graças a sensibilidade e determinação do Prefeito Maguila que não mediu esforço para garantir a participação do município num evento de tamanha grandiosidade.

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário