Cansados de aguardar pela prefeitura de Apicum-Açu, população se junta para levar água a suas casas

APICUM-AÇU – Em tempos em que muitos argumentos servem de justificativa para a falta de políticas e ações que venham beneficiar o cidadão, e que deixa a população à mercê do descaso, um grupo de moradores da cidade de Apicum-Açu resolveram mudar essa situação.

Em denuncia feita a redação do portal ICURURUPU, moradores de Apicum-Açu, mais precisamente da Rua do Porto, reclamam do fornecimento irregular de água que está trazendo cada dia mais transtornos para o dia-a-dia dos moradores, e que infelizmente já duram vários anos sem nenhuma ação efetiva da prefeitura do município, na pessoa do prefeito Cláudio Cunha. 

Uma cena chamou atenção de nossa equipe que se encontrava na cidade de Apicum-Açu neste sábado (22). Cansados de esperar pela Prefeitura, os moradores do município se reuniram para levar água encanada para a Rua do Porto, compraram canos, cavaram as valas e por meio de cotas, estão fazendo o trabalho que deveria ser do município. Segundo os moradores, ouvidos pelo ICURURUPU, a anos esperam pela ação do poder público municipal, que até o momento nada fez absolutamente nada para resolver o problema, e como já não aguentavam mais, os moradores tiraram recursos do próprio bolso para resolver o problema da comunidade. O modelo de ação teve custos para todos os vizinhos, que precisam de água na região.

 

Há relatos de que além dos problemas naturais que a falta d’água acarreta os moradores estão tendo que fazer suas necessidades fisiológicas em meio ao matagal porque em casa não tem como dar descarga e elimina-las através do vaso sanitário.

No vídeo abaixo, é possível ver os moradores mobilizados e realizando o trabalho de levar água às residências que a ano clamam por água potável em suas casas.

Segundo os moradores, atualmente o prefeito do município passa mais tempo na cidade vizinha de Serrano do Maranhão, onde pretende viabilizar candidatura de seus correligionários nas eleições de 2020. Como não pode mais se candidatar em Apicum-Açu em 2020, já que foi reeleito em 2016, o prefeito, segundo os moradores de Apicum-Açu, tem buscado a cidade de Serrano como forma de continuar no poder na região. Inclusive, enquanto os moradores faziam o mutirão para levar água aos bairros da cidade neste sábado (22), o prefeito e sua comitiva realizavam o que denominou de “dia das mães fora de época”, em Serrano, sorteando os mais diversos brindes e presentes, levando dezenas de pessoas ao local.

O que parece uma ótima ação para alguns, para outros como o senhor Manoel de Sousa Pinto, 57 anos, a ação em Serrano tem como objetivo da visibilidade às pretensões do prefeito de Apicum-Açu, em emplacar uma candidatura no município em 2020. ” Isso é no mínimo estranho, esse cidadão nunca olhou para nosso município e nem para o nosso povo, e de uma hora pra outra tenta fazermos acreditar que é o salvador da pátria, ouço relatos das péssimas condições que se encontram a cidade de Apicum-Açu, e que é governada a anos pelo prefeito, ai me pergunto, o que esse cidadão de fato pretende fazer por Serrano, a resposta parece muito clara, resta saber se a população entendeu”, destacou o morador de Serrano ouvido pelo ICURURUPU.

O ICURURUPU tentou contato com a prefeitura de Apicum-Açu para que pudesse se manifestar sobre a falta d´água e o mutirão, no entanto não conseguimos contato.