Projeto de Lei do deputado Cláudio Cunha Classifica Cururupu de interesse turístico

Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou em 13 de julho de 2023, a lei Nº 11.982, de autoria do deputado estadual Cláudio Cunha, sancionada pelo governador Carlos Brandão, classifica a cidade de Cururupu de interesse turístico das belezas naturais do Estado do Maranhão. 

Os municípios que possuem essa classificação poderão receber recursos anuais do Governo do Estado para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística. A utilização dessa verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas na região.

JUSTIFICATIVA

A cidade de Cururupu, situada no Litoral Ocidental Norte do Estado, é considerado um dos lugares a serem descobertos pelo turista, por existir diversos atrativos naturais e culturais a serem explorados pela atividade turística de forma adequada, o que necessita de ações e programas de incentivos do poder público para proteger e resguardar locais de frágil ecossistema e de certo “isolamento” territorial que contribuem para a manutenção da identidade cultural. 

O objetivo da lei aprovada é reforça o turismo local. No desenvolvimento da  atividade turística, que vem sendo desenvolvida a partir da atuação do poder público, sendo a cidade sede ou portão de entrada para o Polo Turístico Floresta dos Guarás. 

Cururupu conta com uma grande riqueza de atrativos naturais e culturais. Porém a atividade turística, no município, ainda é incipiente, pois, somente agora começou a criar elementos para investir nessa atividade que é uma das que mais emprega e gera renda no mundo.

O Polo Turístico Floresta dos Guarás, é uma forma positiva de turismo sustentável, direciona algumas ações que visam a estruturação do polo para o desenvolvimento do Turismo na região. Porém, os investimentos ainda são poucos, haja vista, que esta lei ajudará no grande potencial que existe em nosso polo, podendo desenvolver ações para alavancar a atividade turística no Município. 

O município ainda se destaca como um santuário ecológico, integrante de três (03) Sítios Ramsar- Zona úmida de importância ecológica internacional – (Reserva Extrativista Marinha de Cururupu, APA das Reentrâncias Maranhense e Parque Marinho do Parcel de Manuel Luís). 

Conta com praias desertas e ilhas oceânicas; uma floresta de manguezais, quase toda preservada; a ilha de Lençóis com toda sua beleza cênica e a lenda do rei Sebastião e na Cultura com destaque ao boi Costa de Mão, o tamborinho e o tradicional festival do Carro de Boi. 

O Turismo por ser uma atividade de grande geração de emprego e renda no mundo e município de Cururupu por ter um grande potencial a ser explorado, formando importantes parcerias com várias instituições para garantir o desenvolvimento Turístico na região.