Dia Municipal do Regueiro será celebrado nesta quarta-feira (4) em São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realizará o Roteiro Reggae, nesta quarta-feira (4), em comemoração ao dia Municipal do Regueiro, celebrado dia 5 de setembro. A concentração será na Praça Benedito Leite, às 19h, e contará com uma sequência de músicas do ritmo que contagia a Ilha do Amor.  A data é um marco para o reconhecimento da importância do ritmo para a população ludovicense. A ação é parte do programa Reviva Centro para o aniversário de 407 anos de São Luís, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

“A realização de eventos como o Roteiro Reggae, que segue orientação do prefeito Edivaldo, busca valorizar as raízes culturais de São Luís e do Maranhão. O turista que se depara com o evento, percebe que a população maranhense tem muita ligação com o ritmo que, inclusive, dá a São Luís o título de Capital Brasileira do Reggae”, afirma a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

O passeio será acompanhado pelo DJ de Reggae Frank Weiler, pelo grupo Gdam que ensinará o público a dançar, e também o guia de turismo Nailton Lobato. O trajeto terá a concentração na Praça Benedito Leite, passando pela Rua da Palma, Beco da Pacotilha, Rua do Giz, Rua da Estrela, Rua da Alfândega, Beco Catarina Mina, Rua Portugal, Rua do Trapiche e termina na Praça Pedro II.

O Roteiro Reggae também faz parte da programação realizada pela gestão do prefeito Edivaldo pelas comemorações dos 407 anos de São Luís, comemorado no dia 8 de setembro. Na quinta-feira (5), na Praça Maria Aragão, a Prefeitura promove show com a banda de reggae Tribo de Jah, dando início às celebrações pela fundação de São Luís.

SAIBA MAIS SOBRE O REGGAE

O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica. O auge do reggae ocorreu na década de 1970, quando este gênero espalhou-se pelo mundo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. Apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados.

As letras das músicas de reggae falam de questões sociais, principalmente dos jamaicanos, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres. O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafári, que defende a ideia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.

Evolução do Reggae 

Na década de 1950, começam surgir os grandes nomes do reggae como, por exemplo, Delroy Wilson, Bob Andy, Burning Espear e Johnny Osbourne, e as bandas The Wailers, Ethiopians, Desmond Dekker e Skatalites. Nesta época, grande parte das rádios da Jamaica, de propriedade de brancos, se recusava a tocar reggae. Somente a partir da década de 1970, o reggae toma corpo com cantores que ganham o mundo da música. Jimmy Cliff e Bob Marley tornam o reggae um estilo musical de sucesso no mundo todo. Em 1971, a música I Can See Clear Now de Johnny Nash, assume o topo na parada musical de várias rádios na Inglaterra e Estados Unidos.

Os anos 70 (década de 1970) foi a época dos grandes sucesso do reggae. Várias músicas marcaram época e alcançaram o topo na lista de sucesso das rádios: I Shot the Sheriff  (versão de Eric Clapton), Peter Tosh com Legalize It e No Woman, No Cry de Bob Marley.

Vários cantores e bandas passam a incorporar o estilo reggae a partir dos anos 80 (década de 1980). Eric Clapton, Rolling Stones e Paul Simon fazem músicas, utilizando a batida e a sonoridade dançante e suave. Atualmente, vários cantores e bandas fazem sucesso nesse gênero musical: Ziggy Marley, Beres Hammond, Pulse, UB 40 e Big Mountain.

Reggae no Brasil

Foi na região norte do Brasil que o reggae entrou com mais força. No estado do Maranhão, principalmente na capital São Luís, é comum a organização de festas ao som de reggae. Na década de 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor são influenciados pelo estilo musical jamaicano. Na década de 1980, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Paralamas do Sucesso.

Na década de 1990, surgem vários músicos e bandas. Podemos citar como exemplo: Cidade Negra, Alma D’Jem, Tribo de Jah, Nativus e Sine Calmon & Morro Fumegante.

Você sabia?

– É comemorado em 11 de maio o Dia Nacional do Reggae. Esta data foi escolhida, pois foi num dia 11 de maio que faleceu Bob Marley, o principal representante da história do Reggae. A lei que instituiu esta data foi sancionada pela presidente do Brasil Dilma Rousseff em 14 de maio de 2012.