Projeto ‘Sextou’ discute ambiente de trabalho na Comarca de Cururupu

MICHAEL MESQUITA (TJMA) – O Poder Judiciário em Cururupu, em parceria com o Ministério Público, lançou na última semana o ‘Projeto Sextou’, em evento realizado na sexta (22) no auditório do IEMA de Cururupu. A abertura do projeto trouxe uma palestra com a temática sobre saúde mental e resiliência no ambiente de trabalho, ministrada pela psicóloga Carla Pestana. A palestra teve como objetivo proporcionar aos servidores uma reflexão acerca do ambiente de trabalho, informar sobre as causas dos problemas relacionados à saúde mental e como lidar com tais situações visando uma melhora na qualidade de vida em geral.

De acordo com o juiz titular Douglas Lima da Guia, o ‘Projeto Sextou’ vai apresentar temas relacionados ao ambiente de trabalho. “O projeto abordará a temática do ambiente de trabalho e da formação do ser humano do sistema de Justiça como um todo. Não é um projeto apenas do Judiciário, pois envolve a Polícia Civil, a Polícia Militar, os órgãos de assistência social, os órgãos do Procon e também a unidade prisional. O projeto abordará temas como educação financeira, apresentações culturais, tudo no sentido de proporcionar o bem-estar do servidor e, consequentemente, proporcionar melhor atendimento das demandas”, frisou ele, destacando a parceria do MP no projeto.

“Nós fizemos uma explanação abrangendo o tema da saúde mental e a resiliência no ambiente de trabalho, na qual colocamos que a importância de trabalhar a saúde mental desses colaboradores para que eles possam se capacitar, se cuidar, para cuidarem do outro. Sabemos que o ambiente de trabalho é, as vezes, agressivo, e realizar uma atividade preventiva dessa natureza pode evitar o estresse e a ansiedade. Daí o desenvolvimento desse tema com os colaboradores”, enfatizou a psicóloga Carla Pestana, que também é Pós-graduanda em Saúde Mental e Intervenção Psicossocial.

Além do Judiciário e do Ministério Público, participaram da palestra os servidores do fórum, oficiais da Polícia Militar, oficiais da Polícia Civil, advogados e alunos do IEMA. Para o PM Félix, a palestra foi esclarecedora: “Foi de grande valia estar aqui hoje nessa palestra porque a gente aprendeu um pouco mais sobre conhecer a nós mesmos e trabalhar a questão do estresse, principalmente em nossa profissão. Foi bastante interessante para nós e para todos os profissionais que aqui se fizeram presentes”.

A servidora do fórum, Priscila Diniz, destacou a importância de estar bem consigo mesma no ambiente de trabalho. “Foi uma apresentação de suma importância, principalmente para nós que trabalhamos diretamente com as pessoas. Para atendermos bem as pessoas que nos procuram nas demandas do fórum a gente precisa estar bem internamente, com a saúde mental em dia, assim como colocou a psicóloga. Ter um autoconhecimento significa para nós um maior autocontrole”, colocou a servidora.

A advogada Aluanny Penha, o evento foi gratificante: “Sim, foi enriquecedor, pois a gente vem de uma semana cansativa de trabalho, e isso serve para todos os profissionais que aqui estavam. Foi um momento de aprendizado e também de descontração, haja vista que a gente esqueceu um pouco da carga de trabalho diária e dar uma relaxada, cuidando de nosso emocional e de nosso psicológico”.