Levi Consultoria lança curso de Bombeiro Civil em Cururupu

O bombeiro civil é o profissional que protege pessoas e patrimônios contra riscos de incêndios, vazamentos e outros acidentes. Além disso, ele é responsável pela inspeção e realização de testes em equipamentos de segurança, e pelo treinamento de equipes e brigadas que atuam em situações de emergência. Em Cururupu, a profissão foi fortalecida com o projeto de Lei 454 de 28 de 2021, sancionada pelo prefeito Aldo Lopes.

Um bombeiro civil também realiza salvamentos em terra, na água, em altura e presta primeiros socorros. Em determinadas situações, é o responsável por controlar a ocorrência até a chegada da força militar, como os bombeiros ou a polícia.

Torna-se obrigatória a contratação de Bombeiros Civis, profissão regulamentada nos termos da Lei Federal n° 11.901. de 12 de janeiro de 2009, pelos estabelecimentos referidos no artigo 2°, situados no âmbito da cidade de Cururupu.

Ficam obrigados a contratar Bombeiros Civis, destinados a atuar na prevenção e combate a incêndio, exercer atendimentos pré-hospitalar, controle de pânico, evacuação de área, resgates e espaços confinados e em altura, bem como elaborar planos de atendimento a emergências, controle, fiscalização e ações de defesa civil, apoio as ações de saúde, além de exercerem outras atividades congéneres os seguintes.

Com a sanção do executivo municipal, a corrida pela profissão aumentou, afinal, é necessário preparar os candidatos às vagas que surgirão no município com o advento da lei municipal. Pensando nisso, a Levi Consultoria, constituída em 2018, e que pertence a Antônia Yuklleia Ferreira Macedo Lima, Engenheira Ambiental e Bombeira Civil, está com inscrições abertas no município para a formação de Bombeiro Civil.

Antônia Yuklleia Ferreira Macedo Lima, também é técnica em enfermagem, com especialização em Enfermagem do Trabalho.

Com a formação realizada pela Levi Consultoria, a qual conta com profissionais experientes e atuantes em diversos cursos de formação de Bombeiro Civil na capital São Luís, o Bombeiro Civil poderá atuar em diversos locais, como conjuntos residenciais, hotéis, empresas, indústrias, faculdades, lojas, shopping centers, órgãos públicos e agências bancárias. Além disso, quando se tratam de trabalhos temporários em eventos que exigem a presença do bombeiro civil para a emissão do alvará, o profissional poderá atuar em shows, eventos esportivos, seminários, convenções, entre outros.

A Levi Consultoria informa a população interessada que as inscrições já estão abertas, e aos interessados que desejam maiores informações poderão entrar em contato com a empresa através no número, (98) 98753-8725.

Diferenças entre bombeiro civil e bombeiro militar

Os bombeiros civis também são chamados de brigadistas e não seguem a carreira militar. Sua formação é menos complexa, e neste caso, o curso tem duração menor. Atuam sempre dentro dos limites da propriedade para a qual foi contratado.

Já um bombeiro militar possui atuação ampla e pode exercer suas funções em qualquer local em que o socorro seja necessário. O curso de formação para esta profissão é mais abrangente. Assim, a duração é de no mínimo nove meses, com dedicação exclusiva.

Remuneração

De acordo com uma estimativa do site de recrutamento Catho, a média salarial de um bombeiro civil no Brasil é de R$ 1.608,99. A jornada de trabalho é 12×36, ou seja, 12 horas de trabalho por 36 de descanso, com um total de 36 horas semanais.

No entanto, o mais comum nesta área é a realização de trabalhos temporários ou freelance. Neste caso, a remuneração e a carga horária podem variar de acordo com o tipo de trabalho.

Além do salário, que geralmente é o valor do piso para sua profissão e atuação, o bombeiro civil recebe um acréscimo de 30% pela periculosidade.