Conheça cinco passeios diferentões para fazer em São Luís

É verdade que São Luís é um destino para quem gosta de cultura, história e não abre mão de provar várias delícias gastronômicas locais ao viajar. Mas a capital do Maranhão não se limita apenas a isso. Na Ilha do amor como é conhecida, você pode fazer inúmeros tipos de passeios, inclusive alguns bem diferentões do roteiro tradicional da cidade, que agradam principalmente quem gosta de contato com a natureza. E é sobre eles que queremos falar nessa matéria especial, onde o ICURURUPU vai trazer alguns tipos de passeios imperdíveis.

Por isso, se você vai viajar para São Luís e quer saber o que fazer por lá, considere incluir em seu roteiro, ao menos, uma dessas opções de lazer que vamos detalhar a seguir. Você pode, inclusive, intercalá-las às atividades culturais, que são realmente incríveis na capital maranhense. Desse modo, sua viagem para lá será muito mais dinâmica e inesquecível.

Passeios em São Luís

Quando falamos no roteiro tradicional de São Luís, nos referimos aos passeios que envolvem a cultura e a história da capital do Maranhão. Isto porque a cidade é um dos melhores destinos para quem gosta de arte, em suas diversas formas, e de lugares históricos. Única cidade brasileira fundada por franceses, foi invadida por holandeses e, depois, colonizada por portugueses, e todos eles deixaram suas marcas, sobretudo na arquitetura diversificada das edificações do centro histórico.

Mas não é só isso. O passado de São Luís preenche os vários museus que ajudam a contar sua história. A gastronomia também traduz toda essa diversidade, em pratos cheios de personalidade e cardápios variados. Para completar, a cidade tem lindas paisagens que permitem aos seus visitantes também curtirem a natureza por lá, principalmente nesses passeios diferentões que vamos indicar aqui. Confira!

Passeio de Catamarã

FOTO: DIVULGAÇÃO

Parte do Arquipélago do Golfão Maranhense, São Luís fica perto de outras belas ilhas que podem ser conhecidas em passeios de barco. O mais tradicional é o de catamarã, que permite conhecer não só o mar, como inúmeros manguezais, rios, riachos e igarapés. Assim como nos passeios de caiaque, há várias agências e empresas de turismo que realizam os roteiros pelas baías do Arraial e de São Marcos, que ficam entre São Luís e o continente.

A bordo das embarcações, os turistas podem não só admirar a paisagem como conhecer lugares incríveis, como praias desertas. Um dos passeios de catamarã levam os viajantes de São Luís para Alcântara, no continente. Durante uma hora, é possível contemplar a natureza e a paisagem do percurso. Ao chegar na cidade histórica, os cenários levam os turistas a uma viagem no tempo, com suas construções em ruínas e outras ainda preservadas. 

Passeio de caiaque

Foto: Nevena Djidara/Pixabay

São Luís é uma das três capitais brasileiras que ficam em uma ilha – as outras são Florianópolis, em Santa Catarina, e Vitória, no Espírito Santo. Por isso, é um ótimo destino para quem curte o mar. E, apesar de suas praias urbanas não terem o visual paradisíaco de outros lugares do Nordeste, são ótimas opções de lazer, principalmente para a prática de esportes aquáticos.

Um deles é o caiaque. Há várias empresas de turismo que realizam passeios de caiaque em São Luís, em suas praias e lagoas. E não precisa ser um praticante do esporte para realizá-lo, já que as agências possuem guias treinados para acompanhar, inclusive, iniciantes. O passeio de caiaque, além de uma atividade física, é uma ótima oportunidade de contemplar a natureza e conhecer lugares novos na capital maranhense. Para os mais aventureiros, é possível também aliar o passeio de caiaque em São Luís com algumas trilhas.

Ilha de Curupu

Foto: Divulgação

Ilha de Curupu fica próxima a São Luís, no município de Raposa. De propriedade particular, é um lugar bastante preservado que costuma receber passeios de barco a partir da capital maranhense. A ilha é marcada por densas florestas de manguezais, rios e praias desertas. Além disso, é um refúgio para várias espécies de animais como o boto-cinza e o peixe-boi-marinho, como também de desova para várias fêmeas de tartarugas-marinhas. Por isso é um ótimo destino para quem quer curtir a natureza no Maranhão.

O passeio à Ilha de Curupu permite desfrutar de piscinas naturais refrescantes, subir dunas para admirar o mar e fazer trilhas pela floresta. Você pode contratar passeios particulares para conhecer a Ilha de Curupu. No entanto, é preciso ficar atento à tábua das marés para combinar o melhor horário com o barqueiro para conhecer o local. Lá não há estrutura turística, por isso você deve levar o que comer e beber.

Ilha do Medo

Foto: Edmilson Pinheiro

Outro lugar incrível para conhecer no Arquipélago do Golfão Maranhense, a Ilha do Medo é famosa por suas piscinas naturais, formadas na maré baixa. Suas praias são perfeitas para quem quer curtir o mar com tranquilidade, mas não são suas únicas atrações. Lá você encontrará cavernas, rochas, dunas, falésias, áreas de mangue e trilhas. Por isso, é um destino perfeito para quem gosta de aventura e pode ser conhecido a partir de São Luís.

É possível, ainda, acampar na Ilha do Medo. Porém, para isso é necessário autorização das famílias que vivem ali. E, mesmo que não vá acampar, leve a barraca pois não há muitas áreas na praia com sombras. O local também tem várias trilhas, algumas em mata bem fechada, por isso, é recomendável fazê-las apenas com o acompanhamento de um guia.

Praia do Amor

Foto: Divulgação

Localizada próximo a São Luís, a Praia do Amor é um ótimo lugar para quem gosta de tranquilidade para curtir o mar. O acesso é feito pela BR 135, próximo à entrada do Terminal da Ponta da Espera, por uma trilha curta em mata densa. Como a praia fica em uma área militar, ela só pode ser visitada entre 9h e 17h, aos sábados, domingos e feriados. E, a partir dela, se tem uma vista incrível da Baía de São Marcos.

O mar na Praia do Amor é tranquilo. A faixa de areia é extensa e cheia de rochas. O lugar, inclusive, recebeu seu nome porque no canto direito havia algumas pedras que foram posicionadas pela maré em formato de coração. No entanto, com o passar dos anos as rochas mudaram de posição, desfazendo o símbolo.