Postos de saúde de todo Maranhão abrem neste sábado (4), para o Dia D da vacina contra gripe

O Dia D da vacina contra a gripe é realizado neste sábado (4) com a mobilização de postos de saúde em todo o país para melhorar a cobertura da vacina junto aos grupos que devem receber a dose. O Ministério da Saúde anunciou que 41,8 mil pontos de vacinação estarão abertos e 196,5 mil funcionários serão envolvidos.

O Governo do Maranhão, juntamente com as prefeituras dos 217 municípios do Estado realizarão, neste sábado (4), o Dia D de vacinação contra gripe, das 8h às 17h. O objetivo da campanha é imunizar 90% dos grupos prioritários contra influenza. Na capital, a população contará com o funcionamento de 63 postos de saúde. Até o momento, o Maranhão atingiu 20,84% da cobertura vacinal.

A campanha tem como grupos prioritários gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, além do efetivo de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Graça Lírio, convocou os grupos prioritários para vacinação contra gripe. “O Dia D é quando intensificamos a vacina contra a gripe em todo o Maranhão. O Governo do Estado já disponibilizou vacinas e insumos para todos os 217 municípios, por isso contamos com o apoio e a participação dos gestores.  A meta para este ano é de 90%. Convidamos a população para que não deixe passar esta oportunidade, tanto para tomar a dose da vacina contra a gripe, como também para colocar em dia o cartão de vacina no posto mais próximo”, destacou Graça Lírio.

Para a chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, Maria Helena Almeida, o engajamento dos municípios é fundamental para o Maranhão atingir a meta de cobertura vacinal contra gripe. “Na semana passada, nós realizamos o monitoramento em oito Unidades Regionais de Saúde. Na oportunidade, reforçamos junto aos gestores que seja dada ênfase na divulgação para que o Maranhão alcance, assim como no ano passado, a meta de 90% da população vacinada para 2019”, disse.

A campanha de vacinação continua até 31 de maio. Entre os municípios da região metropolitana, Alcântara registrou 24,97% de vacinação contra gripe, São Luís 18% e Paço do Lumiar 17,59%. No dia da vacinação, o usuário deve levar a carteira vacinal e o cartão SUS.

Monitoramento 

Entre os dias 22 a 26 deste mês, técnicos da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES realizaram ,in loco, o apoio técnico e monitoramento da cobertura vacinal nas Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Pedreiras, Rosário, Viana, Zé Doca e Codó.

Campanha nacional

Até sexta-feira, 14,5 milhões de pessoas haviam sido vacinadas no Brasil. Mesmo quem não conseguir se vacinar neste sábado pode comparecer aos postos até 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário, de cerca de 59,5 milhões de pessoas.O ministério investiu R$ 968,9 milhões na aquisição de 64 milhões de doses de vacina neste ano.