Checamos! É fake news que avião teria caído na cidade de Bacuri

Uma foto que circulou no WhatsApp neste sábado (16), repercutindo uma possível queda de avião na zonal rual de Bacuri, cidade localizada a 276 km da capital São Luís não passa de fake news, o núcleo de checagem de fatos do ICURURUPU  confirmou ser falsa a informação divulgada.

“Avião caiu em Bacuri, suspeita de ser do Deputado Josemar do Maranhãozinho”, diz a mensagem que circulou nas redes sociais, especialmente nos grupos de WhatsApp, contudo, para a felicidade dos bacurienses e para o Josimar, a informação não passa de fake news conforme pode ser comprovado pelo ICURURUPU após contato com as autoridades locais e correspondente na região.

Para chegarmos as informações verdadeira, nosso correspondente foi até a cidade de Bacuri, e ao chegar no suposto local da queda do avião nada foi constatado, além disso, entramos em contato com as autoridades locais (Polícia Civil e Militar), bem como do 25º Batalhão de Polícia Militar sediado em Cururupu, ambos rechaçaram a informação, diante das constatação, podemos afirmar que a informação divulgada é falsa.

Um dos motivos da fake news talvez tenha sido um acidente que aconteceu na cidade maranhense de Imperatriz localizada na região tocantina, em Imperatriz, o acidente aconteceu no bairro Bacuri, e isso deve ter dado munição para a imaginação daqueles que divulgaram a falsa informação, vale lembrar que, em Imperatriz o acidente aconteceu em 2007. Na época, um avião monomotor, com seis pessoas a bordo caiu numa rua do Bairro do Bacuri (Centro de Imperatriz). O acidente deixou duas pessoas mortas – pai e filho – e outras quatro feridas. Na época, os mortos foram identificados como Felipe Ramalho e Felipe Ramalho Júnior, de 14 anos. Os feridos, foram Leonardo Dourado (o piloto), Enilton Ramos da Paz, Raquel Gonçalves de Andrade e Caio Guilherme Andrade dos Santos (filho de 11 anos de Raquel).

O monomotor modelo Cessna 182, prefixo PT-DOJ, teve problemas logo depois de decolar do aeroporto Renato Cortez Moreira, de Imperatriz, com destino a Paragominas, no Pará. O piloto Leonardo Dourado, o “Douradinho”, teria tentado regressar ao aeroporto, mas o avião perdeu altura e ele foi obrigado a fazer um pouso de emergência na Rua Ceará, numa área próxima ao aeroporto, com poucas residências, no Bairro do Bacuri.

Ao contrário do que divulgam os grupos de WhatsApp sobre o falso acidente de avião em Bacuri, afirmando que a aeronave pertence ao Deputado Josimar, o Cessna acidentado na cidade de Imperatriz, pertencia ao radialista e prefeito de Davinópolis (município vizinho a Imperatriz), Francisco Pereira Lima, o “Chico do Rádio”, a época filiado ao PL.