Município de Cururupu é contemplado com equipamentos para atividade pesqueira

Cururupu e mais 20 cidades receberam os benefícios que vão potencializar a atividade pesqueira em seus municípios. Comunidades produtoras agrícolas e da aquicultura de várias prefeituras maranhenses foram contempladas com máquinas, equipamentos e insumos para estímulo de suas produções. A iniciativa do Governo do Estado beneficiou dezenas de cidades e entidades que atuam nas cadeias produtivas do mel, arroz, leite, hortifrutis, ostras e mariscos, dentre outras. A entrega foi conduzida pelo governador Flávio Dino, na manhã desta terça-feira (22), no Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, e contou com presenças de secretários de Estado, autoridades políticas, prefeitos e representantes das comunidades atendidas.

Na ocasião, o governador assinou os termos de cooperação técnica formalizando a entrega dos equipamentos. Flávio Dino pontuou a importância em manter e fortalecer a ação parceria com as prefeituras e instituições da produção.

“Esse é o momento para enaltecer todos que se compromissam e atuam na produção agrícola e este ano reforçamos a importância da união e dos esforços conjuntos, que resultam destas parcerias, a exemplo da promoção da autonomia econômica dos produtores. Esse tem sido o foco do Governo e neste primeiro ato público oficial deste mandato, agradecemos os que somam para que práticas desta natureza sejam concretizadas beneficiando os que ajudam na construção do nosso Estado”, destacou Flávio Dino.

IMG_0392

No conjunto de equipamentos para atividade pesqueira estão barcos, redes, caixas e coletes. O kit marisqueira contém freezer, fogão industrial, panelas estilo caldeirão, botijão de gás, calça brim, camisa ultravioleta de mangas longas, chapéus, luvas antiderrapante, touca descartável, avental descartável. Foram entregues, ainda, equipamentos para produção da ostra e máquina ‘fábrica de gelo’ que vai garantir a adequada conservação dos pescados.

Na opinião da prefeita de Cururupu, Rosária de Fátima Chaves, esses equipamentos serão de grande significado para o fortalecimento desta importante cadeia produtiva maranhense, destacou a prefeita de Cururupu, ainda segundo a prefeita, o município possui mais de 15 comunidades pesqueiras. “Nosso município é conhecido pela sua forte atividade pesqueira, por possuir um dos maiores litorais da região, o que favorece a boa produção. É uma vocação natural da cidade. Além de abastecer o comércio local, também exportamos e temos ainda uma grande reserva extrativista, destacou a prefeita professora Rosinha.

Essa ação de Governo integra o macroprograma Mais Produção e é desenvolvida pelo Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab), que inclui, além da Sagrima, as secretarias de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Desenvolvimento Social (Sedes), Indústria e Comércio (Seinc) e de Trabalho e Economia Solidária (Setres). A Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir) também integrou o grupo, beneficiando comunidades produtoras em áreas quilombolas; e houve ainda a parceria com o Sebrae.

Participaram ainda do evento, o senador Weverton Rocha; os deputados federais Márcio Jerry e Junior Marreca; o deputado estadual Adelmo Soares; o vereador Pedro Lucas; o secretário de Estado de Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro; o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema; a presidente do Sindicato de Pescadores e Marisqueiras da Grande Ilha – São Luís, Maria de Fátima Silva; a prefeita de Cururupu, Rosária de Fátima Chaves o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Carvalho entre outras autoridades. REDAÇÃO ICURURUPU, com informações da Agência MA.