Filipe Luís estreia com derrota no Rubro-Negro; Flamengo perde por 3×0 pro Bahia

Não foi uma goleada, mas o Bahia passou por cima do Flamengo com autoridade na tarde deste domingo (4), na Fonte Nova, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um primeiro tempo impecável, o Tricolor de Aço fez 3 a 0 com hat-trick de Gilberto e espantou três fantasmas em uma tacada só: voltou a vencer depois de dois meses (ou sete jogos); voltou a marcar gols após quatro partidas em branco; e quebrou um jejum de cinco anos sem derrotar o Rubro-Negro.

Com a vitória, o Bahia ganhou duas posições, saltando de 12º para 10º, e com 19 pontos encostou no G-6, zona de classificação da Pré-Libertadores. O Flamengo, por sua vez, não perde a terceira posição mesmo com a derrota, mas vê o líder Santos abrir oito pontos de distância. Na próxima rodada, o Tricolor visita o Palmeiras no próximo domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Palmeiras, enquanto o Rubro-Negro recebe o Grêmio no sábado, às 19h no Maracanã.

Com uma semana livre pela frente, Jorge Jesus colocou sua força máxima disponível para continuar a caça ao líder. Mas acabou amargando uma marca negativa: pela primeira vez na temporada, o Flamengo sofreu três gols em um mesmo jogo. Antes da derrota para o Bahia, o Rubro-Negro havia sido vazado 37 vezes em 43 jogos.

O jogo

Na marca dos 14 minutos, o Flamengo teve as primeiras oportunidades de abrir o placar. Primeiro com Arrascaeta, que recebeu cruzamento de Rafinha e conseguiu o cabeceio para a defesa de Douglas, e na sequência, o uruguaio cobrou o escanteio e Arão, também de cabeça, mandou a bola por cima. O Bahia marcava em cima e dava pouco espaço para o visitante fazer o jogo que gosta, tocando bola até chegar no gol.

Aos 20 minutos, Gilberto conseguiu ir às redes, mas o bandeirinha assinalou impedimento do atacante. O árbitro esperou a confirmação do auxiliar de vídeo para dar seguimento a partida e o VAR deu gol legal para o tricolor baiano. O camisa 9 veio de trás da marcação, ninguém acompanhou e ele bateu de chapa, rasteiro, na saída de Diego Alves.

Dez minutos depois, o espanhol Pablo Marí recuou deixando Diego Alves na fogueira, que tentou dar um chutão para longe, mas errou e a bola caiu no pé de Gilberto, que não perdoou novamente. Bahia fez 2 x 0 e a marcação em pressão fez a diferença no início da partida. No último minuto da primeira etapa, nos acréscimos, Gilberto anotou o 3º dele na partida e do Esquadrão.

O Flamengo teve mais posse de bola (64% contra 36% do mandante), finalizou mais (6 contra 4), mas faltou precisão e efetividade. Os quatro chutes do time baiano foram na direção do gol e apenas um não parou no fundo das redes, enquanto o carioca acertou apenas um no alvo. O dono da casa foi para o intervalo com a vitória bem encaminhada.Aos 20 minutos, Gilberto conseguiu ir às redes, mas o bandeirinha assinalou impedimento do atacante. O árbitro esperou a confirmação do auxiliar de vídeo para dar seguimento a partida e o VAR deu gol legal para o tricolor baiano. O camisa 9 veio de trás da marcação, ninguém acompanhou e ele bateu de chapa, rasteiro, na saída de Diego Alves.

Dez minutos depois, o espanhol Pablo Marí recuou deixando Diego Alves na fogueira, que tentou dar um chutão para longe, mas errou e a bola caiu no pé de Gilberto, que não perdoou novamente. Bahia fez 2 x 0 e a marcação em pressão fez a diferença no início da partida. No último minuto da primeira etapa, nos acréscimos, Gilberto anotou o 3º dele na partida e do Esquadrão.

O Flamengo teve mais posse de bola (64% contra 36% do mandante), finalizou mais (6 contra 4), mas faltou precisão e efetividade. Os quatro chutes do time baiano foram na direção do gol e apenas um não parou no fundo das redes, enquanto o carioca acertou apenas um no alvo. O dono da casa foi para o intervalo com a vitória bem encaminhada.

2º tempo

Time do Rio de Janeiro voltou para a segunda metade do jogo com sede de gols e Willian Arão arriscou o primeiro chute aos 9 minutos. A bola passou próximo a trave direita do goleiro Douglas e saiu na linha de fundo.

O estreante da tarde, Filipe Luís, saiu na marca dos 10 minutos para a entrada de Renê. Não apareceu muito nos primeiro instantes com a camisa cinza do Flamengo — time entrou em campo com o novo uniforme alternativo neste domingo.

Bahia seguiu pressionando e defendendo bem durante o restante da partida. Aos 39 minutos, Ramires teve boa chance para fazer o 4º, mas pegou muito embaixo da bola e ela saiu por cima. Quatro minutos depois, Reinier fez boa jogada individual, deixou Berrío em condição de diminuir a diferença no placar, mas o colombiano errou a meta.