Rayssa Leal nos Jogos Pan-Americanos — Foto: Foto: Alexandre Loureiro/COB

Maranhense Rayssa é ouro no skate com show brasileiro no Pan

Rayssa Leal é campeã no skate street no Pan-Americano de Santiago. Pamela Rosa conquistou a medalha de prata, garantindo a dobradinha brasileira no pódio. A americana Paige Heyn ficou com o bronze, tendo alcançado 176.35 pontos

O primeiro ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2023 é de Rayssa Leal! Aos 15 anos, a Fadinha levou a melhor na categoria de skate street. O pódio teve dobradinha brasileira com Pâmela Rosa levando a medalha de prata. Foram as primeiras medalhas de ouro e prata que o Brasil leva nos Jogos de Santiago, no Chile. Integrou o pódio com o terceiro lugar Paige Genevieve Heyn, dos Estados Unidos.

Rayssa liderou o pódio com o total de sua pontuação em 236.98, seguida por Pâmela, com 211.34, e, por fim, Paige, com 176.35. É a primeira vez que o skate integra os Jogos Pan-Americanos, tornando o momento histórico para o esporte no Brasil. Rayssa e Pâmela são, consecutivamente, a segunda e a terceira colocadas no ranking mundial de skate.

Rayssa e Pâmela também tiveram como rivais na disputa a colombiana Jazmin Álvarez, a argentina Aldana Berrán, a canadense Sam Secours, a peruana Vianez Morales, a uruguaia Julieta González e a chilena Valentina Petric.

Ao levar o ouro para casa, Rayssa confirma sua condição de segunda colocada no Ranking Olímpico para Paris 2024, sendo a melhor de todas as Américas. Essa é a segunda medalha olímpica de Rayssa, que nas Olimpíadas de Tokyo de 2020 saiu com a medalha de prata. Só neste ano, a atleta já venceu o Mundial de Skate em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos; o bicampeonato do X Games Chiba, no Japão; e o Street League Skateboarding (SLS) em Chicago, nos EUA.

Essa é a primeira medalha olímpica de Pâmela, que em 2019 liderou o ranking mundial. Ela foi medalhista seis vezes no X-Games, onde ganhou duas medalhas de ouro, quando tinha feito 21 anos.

Antes da competição, Rayssa ao Gaúcha ZH comentou sobre suas percepções da pista de competição. “A pista é um pouco difícil de pegar velocidade, mas tirando isso está bem divertida. Tem obstáculos, em partes mais baixas, que eu acho que dá para jogar manobras novas. Eu acho que vamos conseguir encaixar muitas tricks da hora.”