Prefeitura de Cururupu em parceria com o Hemonúcleo de Pinheiro realiza ação de doação de sangue

CURURUPU – A doação de sangue é um ato altruísta [ em favor de outra pessoa] e totalmente voluntário, que pode salvar vidas. Dependem desse ato solidário pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos. O sangue é imprescindível também para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Pensando nisso, a prefeitura de Cururupu, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemonúcleo de Pinheiro, estará realizando nesta quinta-feira (28), uma ação de coleta de sangue afim de viabilizar novos doadores. 

O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Dessa forma, tanto a Secretaria Municipal de Saúde quanto ao Hemonúcleo de Pinheiro reforçam a necessária e periódica ação onde os cururupuenses em condições de doar possam adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue. O objetivo é manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.

Em Cururupu a coleta será realizada na Unidade de Saúde Flávio Silva, centro da cidade, a parti das 8h às 17h desta quinta-feira (28). É importante saber que o sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências. Ressalta-se que, nesta ação, os servidores da saúde do município estão mobilizados para o fortalecimento da doação de sangue.

SAIBA MAIS

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.

Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas!

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.