FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET

Cururupu terá Internet móvel de alta velocidade a partir do ano que vem

O município de Cururupu, cidade com pouco mais de 31 mil habitantes (IBGE/2022), contará com internet 5G (alta velocidade), a partir do ano que vem, o anuncio aconteceu nesta segunda-feira (04) por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Outros 40 municípios maranhenses terão a tecnologia em 2024.

A Anatel destaca que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato, pois a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

A instalação do sinal da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz) oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta).

Em março deste ano, o prefeito Aldo Lopes cumpriu uma importante agenda em Brasília, na ocasião, esteve reunido com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, viabilizando a instalação de uma torre de telefonia na Ilha de Peru, torre essa que contará com a tecnologia 4G, beneficiando milhares de pessoas na região.

O prefeito destacou a nova conquista para o município, garantindo que a tecnologia 5G beneficiará milhares de empreendedores, assim como a população em geral, além de ser um passo importante na democratização do acesso a Internet de alta velocidade. “Nós avançamos agora com a tecnologia 5G, que é uma conquista da maior importância para o avanço da nossa cidade, sendo que, sem isso, nós estaríamos condenados a um ritmo moroso e completamente em descompasso com a atualidade nacional e internacional. Por isso, estamos saído na frente com a implantação do sistema 5G e isso representa uma grande revolução tecnológica em Cururupu”, disse Aldo Lopes.

Em todo o Brasil, 623 municípios receberam a liberação para licenciamento e ativação de estações. Com isso, são 3.079 municípios do país com a faixa de 3,5 GHz disponíveis para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo aproximadamente 172 milhões de brasileiros, o que corresponde a cerca de 81% da população do Brasil.

Ainda de acordo com a Anatel, seguindo o planejamento atual e o andamento das atividades de migração e desocupação, o Brasil chegará em junho de 2024 com 3.678 municípios liberados para receber o sinal 5G.