Equipe de iluminação pública da prefeitura de Serrano começa executar serviço nos povoados

SERRANO – Os povoados do município de Serrano do Maranhão que a muitos anos não recebiam manutenção na rede de iluminação pública de responsabilidade da prefeitura começam receber equipes para reparo e substituição das lampadas queimadas. Nessa primeira etapa, equipes estão percorrendo os povoados de Portinho, Cabanil, Mocal, Rosário, Assentamento e Vista Alegre. O objetivo é melhorar a eficiência dos sistemas de iluminação e trazer mais qualidade de vida à população, as convencionais lâmpadas estão sendo substituída por lâmpada de LED. 

”O trabalho segue um cronograma, mas priorizamos aqueles povoados em que o serviço é mais emergencial. Temos uma grande dificuldade, já que a iluminação pública é alvo freqüente de vândalos. Quando concluímos um
setor, muitos moradores já ligam pedindo novamente a manutenção. Fazemos o possível para solucionar as demandas o mais rápido possível e contamos com a colaboração da população para que nos ajude a conservar o patrimônio público”, ressaltou Maguila, prefeito de Serrano do Maranhão.

A melhoria da eficiência dos sistemas de iluminação pública, ainda segundo o prefeito, também embeleza as áreas urbanas e agora chega aos povoados, favorece o comércio e lazer noturno, contribuindo assim, para o desenvolvimento social e econômico da população.

População dos povoados acompanham os trabalhos da equipe de iluminação

“Investir em iluminação pública é investir também em segurança e qualidade de vida. O investimento em iluminação também é prioridade e pretendemos atingir boa parte da cidade com esse projeto.” explicou Maguila. 

A troca da iluminação está sendo executada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Meio Ambiente do município. A equipe atende as demandas enviadas pela própria população e também estão fazendo um trabalho de busca, conforme planejamento da prefeitura, com o objetivo de identificar aqueles locais que necessitam da troca de lâmpadas. 

A iluminação pública sempre foi uma dais principais reivindicações dos moradores dos povoados, pois a noite as ruas ficavam completamente na escuridão, sendo necessário que os moradores mantivesse acesa lâmpadas nas suas portas, em vários trechos essas eram as únicas iluminação existentes.

Ainda em 2018 a prefeitura de Serrano do Maranho deu início a um ambicioso serviço de revitalização da iluminação pública iniciada na sede do município, onde lâmpadas antigas  (a vapor), e com poucas luminosidades foram substituídas por lâmpadas de LED, que além de mais econômicas, por consumirem menos energia, duram mais, além de melhora de forma significativa o aspecto urbanístico da cidade e dos povoados.