Encontro de Carros de Boi movimenta Cururupu: Foto/Reprodução.

Com apoio da prefeitura, começa hoje em Cururupu o 14º Encontro de Carro de Boi

Com apoio da prefeitura de Cururupu, por meio das diversas secretarias envolvidas, uma tradição que acontece a quase 15 anos terá sua 14º neste sábado (25) e domingo (26). Trata-se do tradicional Encontro de “Carro de Boi”. O encontro é promovido pela Associação de Moradores da Comunidade Rio das Pedras e envolve quilombolas que utilizam o seu carro de bois como instrumento do trabalho diário para transportar a produção da roça para o centro urbano e comercializar na feira local.

A programação do 14º Encontro de “Carros de Bois” de Cururupu começa neste sábado (25), com missa afro celebrada na Igreja de São Benedito. Às 17:00hs, desfiles das belezas negras mirins, apresentações afro, teatro Rama Santa e cantores da terra, entre os quais, Célio Som e Companhia Som de Casa.

Dando continuidade na programação, logo cedo, por volta das 06:00hs da manhã deste domingo (26), acontece o momento de ação de graça com tambor de crioula e café da manhã, às do 08:00hs, saída do cortejo, as 10:00hs, chegada dos “Carros de Boi” na Praça de São Benedito, com entrega de certificado, placas, premiações, distribuição de água e ração para os animais, seguido de um almoço para os carreiros e distribuição churrasco e mocotó para os convidados.

A programação não para por ai, por volta das 17:00hs, o grupo de pagode Sambauê se apresenta, já às 18:00hs será a vez da Equipe Lion Discos fazer sua apresentação, com a participação dos Dj´s Ivanilson Pedra e Van Dame. Dando continuidade a programação, às 19:00hs terá o já tradicional bingo, com diversos prêmios e finalizando a festa, já por volta das 20:00hs, haverá show ao vivo com o cantor Dell Diniz e Muleke 10.

Carro de boi

O carro de boi é um dos mais primitivos e simples meios de transporte, ainda em uso nos meios rurais, utilizado para o transporte de cargas e pessoas. Sendo originário da Idade da Pedra ou do período Neolítco, o carro de boi surgiu no Brasil com os primeiros engenhos de açúcar, na época da colonização portuguesa. Foi um dos primeiros instrumentos de trabalho, além do mais antigo e principal veículo de transporte utilizado no País, principalmente nas áreas rurais, por quase três séculos.

Além de ajudar no transporte de cana, açúcar, mandioca e lenha nos engenhos, o carro de boi servia para transportar mudanças e conduzir pessoas. Havia também uma versão coberta. Foi utilizado como carruagem para a nobreza rural brasileira; como transporte de bandas de música das cidades para o interior e vice-versa; para levar as famílias sertanejas às festas de Natal e Ano Novo, quando eram todos enfeitados para a missão e, ainda, nas campanhas políticas, servindo de elemento de aproximação entre eleitores e candidatos.

Nos anos de 1939 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, devido à falta de combustível para caminhões e automóveis, o carro de boi voltou a aparecer, por algum tempo em certas regiões do País ajudando a transportar cargas e pessoas.

No município de Cururupu, o carro de boi historicamente é usado na agricultura, especialmente no transporte de mandioca e lenhas, bem como os produtos da agricultura em geral.