Litoral Ocidental Maranhense ganha marketplace, plataforma vai aproximar empreendedores e consumidores

Os negócios locais são o combustível de toda a economia, e promover esse tipo de consumo gera ganhos para toda a região, pois ajuda a estabelecer um comércio mais justo, desde o pequeno agricultor até o restaurante da esquina, criando mais empregos e melhor distribuição de renda.  Afinal, o distanciamento social e as quarentenas impostas pelo governo em razão da pandemia em que estamos vivendo, são boas para a saúde da comunidade, mas péssimas para a saúde das pequenas empresas, que sofrem ao verem suas vendas diminuindo cada vez mais, foi pensando nisso, que nasceu o primeiro marketplace do Litoral Ocidental do Maranhão, trata-se de uma plataforma, desenvolvida pelo site de notícias ICURURUPU, em que vários fornecedores se inscrevem e disponibilizam seus produtos e serviços diretamente pela internet.

Como sabemos, o ano de 2020 tem sido de cautela para as micro e pequenas empresas de todo o Brasil. No entanto, para que os pequenos negócios não sejam tão afetados pela instabilidade econômica, o ICURURUPU, adere ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, uma iniciativa que nasceu com o SEBRAE.

Trata-se de um movimento que procura sensibilizar o público sobre a importância de comprar produtos e serviços dos pequenos negócios. Promover esse tipo de consumo significa ganhos para toda a economia, principalmente a local, pois ajuda a estabelecer um comércio mais justo por meio, por exemplo, da criação de empregos para a comunidade e de uma melhor distribuição de renda. O movimento também se apropria da capacidade que os pequenos negócios têm de se adaptarem às mudanças do mercado, superando os desafios com criatividade, ao aproveitar o clima de incerteza financeira para apontar possibilidades de inovação, de diferenciação e de conquista de novos clientes e mercados.

O ROTA6 terá como principal objetivo nesse momento de isolamento social, aproximar os pequenos negócios, que são os que mais estão sofrendo com as restrições impostas, em razão da pandemia do Coronavírus, aos consumidores, não importa o seguimento e serviço, em parceria com as prefeituras da região, a plataforma vai disponibilizar diversos serviços em um só lugar e conectar comprador e vendedor, um verdadeiro intercâmbio comercial, e dessa forma, ajudando com o comercio local e da região, e principalmente, com a manutenção dos empregos e da economia local.

A iniciativa é mais uma realização do diretor do portal de notícias ICURURUPU, maior site de notícias da região. Raimundo Nonato Pereira destacou a importância da ferramenta, e principalmente, o alcance social do projeto. “A plataforma ROTA6 será um marco histórico na relação do consumidor com o vendedor na região, especialmente aqueles compradores mais ligados à internet, a ferramenta vai alavancar as vendas na região e manter a economia ativa, fazer as marcas serem reconhecidas na internet e, assim, conquistar a confiança dos consumidores que estão cada dia mais criteriosos e buscam, além de um bom preço, uma ótima experiência de compra” destacou o idealizador do projeto.

O ROTA6 foi desenvolvido com tecnologia de ponta, como por exemplo a geolocalização, essa tecnologia vai permitir os consumidores acesso aos principais serviços e produtos cadastrados na plataforma, e que estejam mais próxima de seu endereço, uma forma de fomentar o comércio na própria localidade. Um simples clique, consumidores e vendedores estarão conectados por uma rede, facilitando a relação entre ambos.

A plataforma estava sendo desenvolvida a seis meses, e em breve sua versão estará disponível nos dois sistemas operacionais mais usado nos smartphones, ou seja, iOS e Android, e dessa forma, facilitando mais ainda a vida das pessoas.

Para que os empreendedores locais tenham acesso à plataforma, e dessa forma cadastrar gratuitamente seus produtos e serviços, o ROTA6 busca parceira com as prefeituras da região. Já iniciamos contatos com as prefeituras de Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri, Mirinzal e Guimarães, onde apresentamos o modelo de negócio e de parceria para que os gestores possam de forma institucional disponibilizar a ferramenta aos pequenos negócios de suas cidades. Aguardamos com entusiasmo, e acreditamos que os prefeitos possam se interessar na parceria, afinal, quem mais tem a ganhar é o próprio município nesse momento de isolamento social.

Não há dúvida que o Coronavírus pode levar negócios a falência, mais o ROTA6, terá o papel fundamental de minimizar esses danos, criamos uma solução gratuita para pequenos empreendedores continuarem vendendo seus produtos e serviços, mesmo com as portas fechadas – e sem precisar fazer delivery. Que as prefeituras venham juntar força conosco e levar a solução para seus municípios.