IMAGEM: ILUSTRAÇÃO/ICURURUPU

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: saiba porque elas são tão importantes

Uma nova eleição se avizinha, pois em outubro deste ano, os brasileiros mais uma vez vão às urnas para escolher quais candidatos representam melhor os seus interesses e os de seu município. Muita gente se diz odiar a política e as eleições, mas é importante nos preocupar com as nossas escolhas, afinal, elas poderão influenciar nas nossas vidas e de toda a população de um determinado município.

Não podemos esquecer que são nos municípios que as pessoas vivem, uma vez que a cidade é o espaço em que se dá a vida cotidiana das pessoas, espaço esse onde as políticas públicas que mais influenciam a vivência dos cidadãos são aplicadas.

Os programas relacionados à saúde, meio ambiente, educação, infraestrutura e muitos outros são executados em cada um dos municípios brasileiros, mesmo que eles sejam programas dos governos federal, estadual e municipal, em parcerias.

A cada eleição, o eleitor tem em suas mãos a oportunidade de exercer seu papel de cidadão, não apenas para votar, mais sobretudo, de cobrar, exigir e acompanhar os trabalhos de seus representantes.

Na estrutura política de um município os poderes são independentes, porém armônico entre se, os prefeitos e vereadores por exemplo, exercem um importante papel na implementação das politicas públicas e dos programas que beneficiam a população. Dessa forma, a escolha dessas pessoas determinam quão bom será a nossa qualidade de vida.

Como podemos observar até aqui, as eleições municipais são fundamentais, pois é por meio delas que possamos fazer de fato nossas escolhas, de forma livre e consciente. As eleições municipais permitem aos eleitores uma participação mais ativamente no processo de escolha dos políticos.

Isto porque a proximidade com os gestores públicos municipais é bem maior, se compararmos com os estaduais e federais. Assim, é mais simples para cada um de nós acompanhar e fiscalizar a execução das políticas públicas que tanto nos afetam.

Mais é bom ficar atendo, nem sempre o político próximo é o mesmo que se preocupa com os problemas de sua comunidadek ou de seu bairro, é preciso ter cuidado redobrado, pois em uma relação mais próxima é frequente que alguns candidatos tentem conquistar o voto do eleitor através da troca de favores. Se um candidato oferecer materiais de construção, cesta básica, ou qualquer outro produto ou serviço em troca do seu voto, saiba que ele está cometendo um grave crime eleitoral.

CURIOSIDADE

Você sabia que até o final do século XIX, não existiam as prefeituras no Brasil, e o cargo de prefeito com essa nomenclatura só foi surgir na década de 1930. De toda forma, até 1889, a administração era papel das Câmaras Municipais, nas quais os vereadores eram parte integrante. Tudo isso mudou com a proclamação da república.

Com esse acontecimento, o Brasil se transformou em uma república e uma série de mudanças no âmbito político-administrativo aconteceram. No que se refere à questão da administração municipal, a grande mudança deu-se com a substituição das Câmaras Municipais pelos Conselhos de Intendência Municipal.

A administração do município passou para essa intendência, que era formada por até nove membros, dos quais um presidiria a administração municipal: esse “gestor municipal” era conhecido como intendente. Posteriormente, as Câmaras Municipais foram restauradas como representantes do Legislativo municipal, enquanto as intendências eram as representantes do Executivo.

CARREIRA POLÍTICA

Como deu para percebermos até agora, os municípios são as bases de tudo, e isso é possível por meio das eleições municipais. É nele também que são dados os primeiros passos de uma carreira política. Os cargos eletivos municipais são os primeiros disputados por muitos daqueles que buscam uma carreira parlamentar. Veja um exemplo:

O atual deputado estadual Cláudio Cunha (PL) começou como político quando foi eleito prefeito de Apicum-Açu em 2012. Quatro anos depois, foi reeleito para um segundo mandato. Cunha é um dos exemplos de gestores públicos que iniciaram sua carreira política através das eleições municipais. Atualmente o ex-prefeito é deputado estadual.

É fundamental termos em mente que, mesmo que as eleições municipais não tenham relação direta com a Câmara dos Deputados, elas influenciam na escolha desses representantes. Ou seja, quando você votar para vereador e prefeito na eleição municipal de seu município, estará ajudando, indiretamente, na definição dos próximos deputados federais por exemplo.

Com base em tudo que vimos até aqui, fica fácil concluir que, mesmo que alguns parlamentares iniciem suas carreiras como deputados, é nos municípios que estes encontram a sua base de votos.

No nosso sistema eleitoral, os deputados federais também são escolhidos através dos votos de seus estados. Assim, os deputados, federais e estaduais, concentram suas campanhas nas suas cidades de origem, ou naquelas em que são mais conhecidos.

Ou seja, mesmo que o cargo eletivo não seja do município, é nas cidades que ele é de fato disputado. Sendo assim, fique esperto, não basta dizer que não gosta de política ou de eleições, é necessário termos a exata noção da importância das eleições municipais em nossas vidas, afinal, moramos nos municípios, dessa forma, fica mais fácil entender o nosso papel nesse processo, não basta votar, é necessário exercer o direito de cidadão.

Raimundo Nonato Pereira,

Bacharel em Direito, Especialista em Docência do Ensino Superior, Pós Graduado em Sistema Prisional, Medida Socioeducativa e Direitos Humanos, Business Manager na SpeedNet e Diretor Geral do PORTAL ICURURUPU e Editor Chefe da Coluna Opinião.