Em menos de três anos, gestão Aldo Lopes avança e quebra paradigmas

O  papel atuante do cidadão na luta por  transformações sociais é sem dúvida o fator principal para que a população faça valer suas vontades e conquiste o que verdadeiramente almeja para a sua comunidade. No caso de Cururupu, a população vez valer sua vontade em 2020, elegendo o atual prefeito Aldo Lopes, mesmo contra todos os prognósticos, afinal, mesmo sem recursos e contra a maquina pública da época, restou a vontade popular, que deu a Lopes o seu primeiro mandato.

Em menos de três anos de gestão, Aldo Lopes tem transformado o município em um verdadeiro canteiro de obras, o que não se via a muitos anos, comprovando que a escolha da população por mudança foi totalmente acertada.

A gestão do prefeito Aldo Lopes tem feito história, uma delas foi conquistada recentemente, pois o prefeito finalmente acabou com todas as escolas de taipa que ainda existiam no município, se consolidando como uma gestão preocupada com a qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes.

O número de escolas construídas, em construção, reformadas e readequadas bate recorde para uma gestão de menos de três anos, já foram dezenas. Comunidades que nunca haviam conseguido uma escola com estrutura para receber os alunos e professores, finalmente deixaram essa condição, como foi o caso da comunidade de Condurus, que após mais de 50 anos, finalmente ganhou uma escola de alvenaria, acabando com a escola de taipa.

Não foi só na educação que Aldo Lopes tem feito história, diversas estradas vicianais foram recuperadas, assim como pontes de madeira, asfalto em diversas ruas, recuperação das principais ruas do Centro e Bairros da cidade. Também é foco da gestão o setor de saúde, diversas unidades básicas de saúde foram recuperadas, outras construídas, a exemplo da UBS do Barreiros, que estava a anos abandonada por gestões anteriores e a de Aquiles Lisboa, em fase de conclusão com a retomada da obra. Postos de saúde foram construídos, como é o caso da comunidade de Baiano, que após décadas ganhou um posto de saúde novinho e totalmente equipado.

Uma outra conquista da gestão, e não menos importante que as demais, é a construção da sede do executivo municipal, pois Cururupu ainda é um dos poucos municípios do Estado que não tem uma prefeitura funcionando em estrutura própria, só que isso está com os dias contados, pois muito em breve será entregue o novo prédio da prefeitura, construído pela gestão Aldo Lopes, por meio de emenda do deputado federal Aluísio Mendes, em parceria com a prefeitura.

A valorização dos servidores do município é outra marca da gestão Aldo Lopes, prova disso é que mesmo com uma oposição atenta e ativa e, uma polarização que se fortalece com a aproximação das eleições do ano que vem, até hoje o prefeito nunca sofreu nenhuma manifestação organizada por nenhuma categoria de servidores do município, coisa rara, pois em gestão passada esses movimentos eram comum. Na gestão atual, o prefeito Aldo Lopes destaca que isso não acontece porque o direito dos servidores tem sido assegurado desde do primeiro dia de sua gestão, como o pagamento em dias dos servidores efetivos, pagamento do piso salarial das categorias e o dialogo constante com as entidades de classe.

A transparência também é algo a se destacar na gestão do prefeito Aldo Lopes, finalmente todos os processos são diariamente publicados no Diário Oficial do Município, dando ao cidadão o acesso a todos os atos da gestão municipal. O site da prefeitura deixou de ser apenas um domínio figurativo, ao contrário, agora diversos serviços aos cidadãos e aos servidores estão disponíveis. Por ser transparente, o município recebeu do TCE-MA, conceito A, ou seja, nota máxima em transparência, isso comprova que o município cumpre com a Lei de acesso a informação, dando aos órgãos de controle, todos os dados necessários.

Diante de tudo isso, é necessário que a população fique atenta, pois não basta apenas o papel de cidadania, exigindo ações corretas do poder público, mas analisando cuidadosamente nomes que irá escolher para dirigir seu destino nas eleições municipais de 2024, pois qualquer escolha que não contemplar as demandas dos cidadãos, está fadada a retrocessos, podendo custar caro ao povo cururupuense.