Farra com diárias em Açailândia vira alvo do Ministério Público

Diante do elevado valor gastos com diárias, o Ministério Público do Maranhão, por meio do Promotor de Justiça Denys Lima Rêgo, titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada da Comarca de Açailândia, instaurou um Procedimento Administrativo.

Um levantamento em dados do Portal de Transparência da Câmara de Vereadores de Açailândia, mostra que em apenas seis meses, a Casa Legislativa gastou R$ 362.290,00 em diárias e passagens. Segundo o levantamento, foram 82 registros de diárias solicitando reembolso de viagens feitas para São Luís (MA), Foz do Iguaçu (PR) e Brasília (DF).

Diante dos fatos, a Segunda Promotoria de Justiça Especializada da Comarca de Açailândia requisitou ao Senhor Feliberg Melo Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Açailândia, que, no prazo de 5 dias, que encaminhe as informações sobre as diárias expedidas no primeiro semestre de 2023, entre as informações solicitadas aos vereadores e servidores estão a discriminação dos Valores e quais os períodos em cada diária, os locais visitados e a finalidade informada de cada viagem.

Ainda no mesmo requerimento, o Ministério Público solicita informações sobre as prestações de contas das diárias, a fim de analisar a regularidade dos referidos direitos, bem como o envio dos atos normativos sobre a matéria: a) a lei que prevê o direito; b) a resolução ou outro ato normativo atual que rege a matéria, inclusive o valor e hipóteses; e c) a resolução anterior, a fim de ser analisada se houve aumento com o fim de buscar objetivo escuso.

Ainda de acordo com o levantamento, os vereadores chegaram a receber até R$ 12.500 referente a viagens feitas à Brasília, com destaque aos vereadores Davi Alexandre Sampaio Camargo, Erivelton Trindade, Maycon Marcelo de Oliveira, Odacy Miranda da Silva e Udenis Pereira da Silva Rodrigues, que aparecem entre parlamentares que mais solicitaram diárias.

Diante do elevado valor gastos com diárias, o Ministério Público do Maranhão, por meio do Promotor de Justiça Denys Lima Rêgo, titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada da Comarca de Açailândia, instaurou um Procedimento Administrativo com o objetivo de acompanhar a expedição de diárias pela Câmara Municipal de Açailândia no ano de 2023. A finalidade é investigar possíveis irregularidades ou afrontas aos princípios no âmbito da Casa do Povo.

A portaria de instauração do procedimento administrativo foi motivada por informações recebidas sobre a concessão sistemática e recorrente de diárias pelo presidente da Câmara Municipal de Açailândia, em quantidade desproporcional aos salários, o que pode configurar uma forma indireta de remuneração para obtenção de vantagem pessoal.

De acordo com o promotor, após a instauração do procedimento para acompanhar o pagamento de diárias no Poder Legislativo de Açailândia, o Ministério Público tem o prazo de um ano para concluir o inquérito.

A informação virou manchete em diversos sites da região, bem como na imprensa em geral, conforme se pode comprovar no vídeo abaixo.