Bolsonaro vai anunciar saída do PSL nesta terça

O presidente Jair Bolsonaro deve anunciar nesta terça-feira, 12, sua saída do PSL. A informação é da Revista Crusoé. A formalização de sua saída da sigla ocorrerá em uma reunião no Palácio do Planalto, às 16 horas. Foram convidados aliados do presidente e, também, do presidente do partido, Luciano Bivar, e seus apoiadores. O convite, entretanto, não foi estendido para nomes como o de Delegado Waldir e de Julian Lemos, vice de Bivar.

À princípio, Bolsonaro teria convocado apenas parlamentares ligados a ele, mas decidiu ampliar a lista. Bolsonaristas comentaram que o presidente iria fundar o próprio partido do zero e que ele irá lançar um aplicativo de smartphone para coletar assinaturas para o registro da nova sigla. Ele deve, ainda, convidar a todos aqueles que quiserem acompanha-lo para se unirem ao partido.

Jair Bolsonaro se filiou ao Partido Social Liberal(PSL) em março de 2018 para lançar sua pré-candidatura à presidência.

Em declaração recente, o presidente do PSL, o deputado Luciano Bivar (PE), disse considerar que Bolsonaro já decidiu pela saída do partido. No entanto, o presidente ainda não deu nenhuma declaração cravando uma decisão.

“Quando ele diz a um estranho para esquecer o PSL, mostra que ele mesmo já esqueceu. Mostra que ele não tem mais nenhuma relação com o PSL” afirmou o dirigente partidário.

Bivar disse não entender o que motivou o presidente a dar tais declarações. “Ontem mesmo, eu recebi um convite para ir a uma cerimônia no Palácio do Planalto e tinha um jantar marcado com o ministro da Justiça, Sérgio Moro. Então, não vi indicativo nenhum”, comentou.

Para ele, a intenção do presidente ao atacar o PSL é mostrar que não tem envolvimento com denúncias sobre irregularidades envolvendo a candidaturas de mulheres que seriam laranja para obter recursos públicos. “Acho que ele quis sair porque tem preocupação com as denúncias de laranjas.