Maranhão realiza workshop sobre Cadeia Produtiva do Pescado

SÃO LUÍS – Com o tema “Potencial, Entraves e Desafios para o Maranhão”, teve início na manhã desta quinta-feira (26), em São Luís, o workshop “Cadeia Produtiva do Pescado”, promovido pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

O vice-governador Carlos Brandão participou da solenidade de abertura e destacou a importância da iniciativa. “O nosso estado tem um grande potencial no setor de pesca, mas precisamos avançar muito mais. Por isso, estamos aqui para ouvir os técnicos, empresários e pequenos produtores, e, assim, encontrarmos o melhor caminho a ser trilhado, de forma que possamos garantir mais desenvolvimento, com emprego e renda para o nosso povo”.

O Maranhão é o 4º maior produtor de peixes nativos do Brasil, segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Para a secretária da Sagrima, Fabiana Rodrigues, os produtores do estado necessitam de maior conhecimento técnico, por isso, a necessidade do evento. “A ideia é estarmos mais próximos dos produtores, trazendo mais conhecimento, para que possamos explorar melhor o potencial do nosso riquíssimo litoral, desenvolver essa cadeia produtiva, e, assim, impulsionar a economia local”, comentou a secretária.

O workshop ocorre até esta sexta-feira (27), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, com discussões acerca de temas como: infraestrutura e logística de suporte à exportação do pescado; potencial, entraves e desafios da piscicultura no Maranhão; comércio atacadista do pescado; pesca esportiva; e realidade mundial da carcinicultura.